O projeto de pesquisa Vigilância Molecular de Coronavírus e Adenovírus em Animais Selvagens no Estado da Bahia executado na Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS por pesquisadores da UEFS, UFRB, UESC, UFOB, UFBA e FIOCRUZ, buscou detectar, em diferentes espécies de animais silvestres, a presença de vírus emergentes. Do total de 864 amostras examinadas, 13,20% apresentavam infecção por Adenovírus, enquanto que 8,80% por Coronavírus, demonstrando a dispersão desses agentes, seja em mamíferos, como primatas não humanos e morcegos, seja em répteis, em serpentes como a cascavel e a jararaca. A continuidade da pesquisa deverá revelar o potencial zoonótico destas cepas virais, ou seja, sua capacidade de infectar e causar doença no ser humano.
Impacto Científico: Do ponto de vista científico deve-se ressaltar a consolidação de uma rede de laboratórios e instituições (UEFS, UFRB, UESC, UFOB e UFBA) preparados para atuar na coleta e processamento de amostras para detecção de microrganismos emergentes e reemergentes.
Impacto Tecnológico: Do ponto de vista tecnológico, a aquisição de equipamentos na vigência deste projeto, como o Extrator automático de ácidos nucleicos, possilitou e possibilitará respostas rápidas de detecção de patógenos de interesse em saúde pública.
Impacto Econômico: A estruturação de uma rede de laboratórios capazes de dar respostas às demandas regionais na detecção e caracterização de patógenos trará impactos econômicos às economias regionais e do Estado.
Impacto Social: A formação de técnicos de nível superior capacitados a gerir e aplicar planos de detecção de patógenos tem impacto social benéfico, uma vez que permite que estes agentes apoiem ações em suas comunidades de origem.
Impacto Ambiental: As práticas de detecção precoce de patógenos usadas nessa proposta poderão ter impacto ambiental importante, pois ao gerenciar a ocorrência destes organismos em espécies em perigo de extinção, por exemplo, podem ser traçadas estratégias de contenção de eventuais epidemias e controle de endemias nestas populações animais.
Em construção
Em construção
...
...
Dissertações de Mestrado
...
Iniciação Científica
...